Ar Condicionado

Climatização Gradativamente, estamos passando mais tempo dentro de locais fechados — seja em casa, no escritório ou lugares afins. Por isso, é necessário que esses ambientes proporcionem conforto tanto em temporadas quentes quanto em épocas mais frias.

Se você, assim como muitas pessoas, busca por uma solução que deixe o espaço no qual passa bastante tempo do seu dia mais aconchegante, não deixe de ler este texto.

Nele, trazemos informações relevantes e dicas interessantes de como realizar a climatização de um ambiente. Então, continue a leitura e saiba mais!

Como funciona a climatização de um ambiente?

No geral, a climatização de um ambiente é realizada por um aparelho portátil que pode ser instalado tanto na parede quanto no teto. O climatizador evaporativo trabalha sugando o ar de modo mecânico, utilizando um módulo que troca o calor do recinto no qual está instalado. Por sua vez, esse aparelho tem seu módulo umedecido por meio de um spray de água, que é usado para resfriar a corrente de ar.

Quais são os principais aparelhos usados na climatização?

Solicite um orçamento conosco!

Climatizador

O climatizador é um dispositivo móvel que usa a água como maneira de troca de calor. No entanto, em alguns casos, quando a temperatura está elevada, o líquido precisa ser arrefecido.

Nesse processo de troca de calor, o climatizador possui a vantagem de deixar o ambiente com a sensação mais agradável, afinal, o ar fica mais úmido.

Umidificador

O umidificador, como o próprio nome já diz, faz a umidificação do ambiente e proporciona uma sensação térmica mais confortável. Esse aparelho é mais indicado para os ambientes muito secos, com umidade do ar abaixo dos 40% ou para aquelas pessoas que apresentam problemas respiratórios.

Uma das principais vantagens desse equipamento é seu custo mais baixo em comparação aos outros aparelhos. Uma curiosidade é que, mesmo não sendo um climatizador de fato, ele consegue melhorar a qualidade do ar e, consequentemente, proporcionar um maior bem-estar.

Aquecedor de ar

Os aparelhos de climatização não funcionam apenas para resfriar o ambiente. Para dias mais frios, aquecedores de ar também podem, e devem, ser utilizados.

De forma geral, os aquecedores são equipamentos portáteis que sugam o ar do ambiente, esquentam-no e depois o devolvem para o recinto. São recomendados para ambientes menores, como dormitórios e salas, e devem ser utilizados durante a noite, por se tratar de um período no qual as temperaturas diminuem consideravelmente.

Ar-condicionado

Por último, chegamos no aparelho mais utilizado para climatização dos ambientes. De todos citados, o ar-condicionado é o que apresenta melhor eficiência no controle da temperatura do ambiente. A sua forma de funcionamento é a seguinte: o dispositivo retira o ar quente do ambiente e o joga para fora do local, fazendo, assim, com que o ar frio entre.

Existem vários modelos de ar-condicionado no mercado, incluindo os equipamentos que só resfriam o ambiente e outros que efetuam as duas funções — esquentar e resfriar o local.

Quais são os benefícios de climatizar o ambiente?

Se você chegou até esse ponto, deve estar se perguntando quais são os benefícios que a climatização do ambiente pode trazer, certo? Abaixo, seguem os principais pontos. Acompanhe!

Maior produtividade

No início do texto, citamos como as pessoas estão passando mais tempo em lugares fechados, sejam residenciais ou comerciais. No que diz respeito aos espaços corporativos, a climatização pode ser considerada um dos fatores essenciais que contribuem para aumentar o rendimento dos usuários de um determinado local.

Assim sendo, um espaço com clima mais agradável é capaz de, além de otimizar o tempo e a energia dos funcionários ao executarem as tarefas diárias, diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

Mais saúde

Os aparelhos utilizados para climatizar o ambiente utilizam filtros que eliminam do ar fungos e microrganismos que podem ser prejudiciais à saúde. Além disso, colaboram para evitar que lesões surjam tanto por causa de altas temperaturas quanto de baixas.

Lembrando que todos esses benefícios que a climatização do ambiente proporciona só podem ser assegurados se os equipamentos forem os mais indicados para os locais. Além disso, é crucial manter a manutenção e a limpeza em dia.

Sistemas de Climatização Comercial

Sistemas de Climatização Residencial

Sistemas de Climatização Hospitalar

Sistemas de Climatização Industrial

Sistemas de Climatização Sala Limpa

Manutenção

Nossa especialidade é resolver o seu problema! Conheça abaixo quais são nossos serviços.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

Trata-se do tipo de manutenção que corrige a falha no momento em que ela acontece. Na maioria das vezes é a mais onerosa, por tratar-se sempre de casos “emergenciais”

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Consiste em atuar antes que ocorram as falhas.

Realizando os procedimentos necessários para mantermos sempre o sistema funcionando corretamente.

MANUTENÇÃO PREDITIVA

Consiste em realizar os procedimentos de manutenção necessários em intervalos regulares, de acordo com as orientações do fabricante ou conforme estudos de caso.

RETROFIT

Exemplo de manutenção preventiva, utilizando o conceito de “Retrofit”, que nada mais é do que um conceito de “atualização” do sistema.

PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, coloca sua instalação (acima de 5 TR) em conformidade com a Lei n° 13.589 de 4 de janeiro de 2018, além de:

Garantir ar livre de contaminação;

Aumentar a vida útil dos equipamentos;

Melhorar o conforto térmico;

Reduzir gastos com energia elétrica;

Melhorar a qualidade de vida.

Higienização – Nesta modalidade de manutenção, seu equipamento é completamente lavado, para isso, o retiramos, fazemos toda a higienização e manutenção em bancada, e o reinstalamos.

Caso não haja a prática do PMOC, recomendamos que seja feita com frequência anual.

Quer receber um orçamento? É simples, rápido e online.

[Clima Art]

A Clima Art foi fundada em 2011 com o objetivo de por um ponto final de forma rápida e com um preço que cabe no seu bolso nos seus problemas com climatização e refrigeração.

Informações de contato

Redes sociais

Fechar Menu